Programação

FLASHFLASH
Flash, é um programa desenvolvido pela Macromedia para criação de páginas e ou componentes gráficos e interativos para Web, como por exemplo imagens, botões, menus e banners. O Flash gera gráficos vetoriais que são menores e mais ágeis que os arquivos bitmap e não perdem resolução quando ampliados, o que sempre foi problema nas figuras bitmap.


FLASHFLEX
Macromedia Flex é uma tecnologia voltada para aplicações RIA. No Flex usamos uma linguagem de marcação, o MXML que é baseada no XML, para definir a interface da aplicação e o ActionScript para a parte lógica. As aplicações Flex levam a extensão .mxml e podem ser criadas em qualquer editor de texto comum, como o Bloco de Notas.


FLASHPHOTOSHOP
Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. é considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.


HTMLHTML
HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML. HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermédia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiper-ligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral. SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.


ASPASP
ASP é a sigla para Active Server Pages, ou, interpretando, "Páginas Ativas de Servidor". Trata-se de uma linguagem para Web criada pela Microsoft. Seu objetivo é permitir a criação de páginas e aplicações Web dinâmicas, ou seja, que de alguma forma, permita interação com o usuário. Este artigo, criado com apoio de informações do site Macoratti (www.macoratti.net), mostrará o funcionamento da linguagem ASP e indicará alguns aspectos que ajudarão quem deseja aprender esta linguagem. Espera-se que o leitor tenha, ao menos, conhecimento básico de HTML e lógica de programação para entender o texto.
PHPPHP
PHP, atualmente, é a sigla para Hypertext Preprocessor, mas originalmente significou Personal Home Page, e se destaca entre as linguagens citadas anteriormente por ser multiplataforma (enquanto outras rodam somente em uma plataforma), ou seja, aceita vários sistemas operacionais, como Windows, Unix, Linux, etc. Além disso, ela é de fácil aprendizado, pois permite a conexão direta com uma grande quantidade de bancos de dados relacionais, enquanto outras ferramentas precisam de drivers ODBC para realizar a mesma tarefa. Entre os bancos de dados com conexão direta podemos citar: Oracle, Sybase, Informix, Postgresql, MySQL, mSQL, etc. Para outros bancos de dados, o PHP disponibiliza acesso via ODBC.
DataBaseBANCO DE DADOS
Banco de Dados protegido. Trabalhamos com MS-SQL, Access, My SQL, Oracle e Postgresql.
JavaScriptJAVASCRIPT
JavaScript é uma linguagem muito simples e de fácil aprendizagem. O JavaScript tem uma sintaxe (forma de escrita) semelhante ao Java, C, C++, PHP. Foi criada para ter uma utilização Web based por Brendan Eich da Netscape em 1995, como uma extensão para o browser Navigator v2.0, com o principal propósito de permitir uma interactividade superior à que se conseguia com o HTML e para atender principalmente às seguintes necessidades: • Validação de formulários em client side; • Iteração com a página. Assim, foi feita como uma linguagem de script. Existem várias implementações de JavaScript, com ligeiras diferenças entre si: o standard definido pela EMCA, a implementação da Netscape e a implementação da Microsoft.
CSSCSS
CSS é uma linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML. Por exemplo, CSS controla fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e muito mais. Aguarde e você verá! HTML pode ser (in)devidamente usado para definir o layout de websites. Contudo CSS proporciona mais opções e é mais preciso e sofisticado. CSS é suportado por todos os navegadores atuais.